Perspectiva
Desde a antiguidade, os povos gregos já empregavam noção de perspectiva em seus estudos, denominando-os “esboço”. Durante o período medieval, grande parte do conhecimento teórico a respeito da perspectiva se perdeu. Porém, no período do Renascimento, a perspectiva foi profundamente estudada e desvendada, abrindo caminho para seu estudo matemático através da Geometria Descritiva, que a sistematizou.
A perspectiva é um sistema que foi idealizado pelo homem e teve como Giotto Di Bondone (1267 – 1337) – famoso pintor italiano, considerado o elo de transição entre a pintura medieval e bizantina e a pintura renascentista, devido ao alto grau de inovação de seu trabalho.
Ela foi desenvolvida para reproduzir a terceira dimensão, ou seja, representar em duas dimensões a realidade tridimensional. Trocou o estilo congelado desta fase por formas mais suaves, mais vivas.
Perspectiva
Podemos definir a perspectiva como sendo uma projeção em uma superfície bidimensional de um determinado fenômeno tridimensional. Tal evento manista-se especialmente na percepção visual do ser humano.
A perspectiva é a parte da ótica que ensina as regras segundo as quais devem ser representados os objetos, não com as suas dimensões e formas reais, mas de tal maneira como aparecem à nossa vista, com as deformações que experimentam em razão do grau do afastamento e da posição do espectador. É a Arte e a técnica de representar os objetos vistos em profundidade, à distancia.
A linha do horizonte
A linha do Horizonte é uma linha imaginária que se encontra sempre diante de nós, a altura dos nossos olhos, a nossa frente.
O exemplo mais explícito desta definição podemos perceber quando olhamos o mar: a linha do horizonte é a linha que limita a água com o céu.
Pontos de Fuga
Os pontos de fuga encontram-se sempre na linha do horizonte e têm a missão de reunir as linhas do modelo paralelas e perpendiculares bem como as obliquas, na linha do horizonte conforme a perspectiva seja de um só ponto ou de dois pontos de fuga.
Perspectiva Paralela
A perspectiva Paralela é aquela que conta com um só ponto de fuga e permite representar os objetos quando estão em frente do espectador. Para introduzirmos este tema, utilizaremos a forma tridimensional mais conhecida : o cubo cristal.
Perspectiva Oblíqua – 2 pontos de fuga
A perspectiva Oblíqua é aquela em que aparecem dois pontos de fuga e a que vemos os corpos de lado. É importante conhecer esta perspectiva, já que não é comum que todos os objetos de uma imagem apareçam totalmente de frente.
Amei esta aula, foi fantástica.
ResponderExcluir